img

Histórico


De uma pequena fundição de utensílios domésticos a uma Companhia de relacionamentos globais.

Fundada em 08 de março de 1924 como uma pequena fundição e oficina de reparos mecânicos, a Altona chamava-se inicialmente Auerbach & Werner, fruto da junção dos nomes de seus proprietários, Paul Werner e Ernest Auerbach. Fabricando panelas de ferro, máquinas de moer carne, balanças de precisão e implementos agrícolas, a empresa cresceu e em 1934 adquiriu um forno de fusão elétrico a arco dando inicio à fundição de aço. Desde então a Companhia passou a ser conhecida com o nome de Electro Aço Altona S.A.

A década de quarenta foi marcada pela II Guerra Mundial, mas para a Altona foi um grande salto quântico, com a evolução tecnológica de produção de sinos em aço substituindo os em bronze. Em 19 de janeiro de 1950 a Altona recebe o registro do BC/DMC (Banco Central/Diretoria Mercado Capitais), hoje, CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Em meados da década de 60 os investimentos foram maciços e a Altona era reconhecida como uma das gigantes do Brasil. A expansão era realidade e em 1973 transcende fronteiras, iniciam as atividades de exportação, fornecendo peças para países como Estados Unidos e Alemanha.

Nos anos 90, a Altona instale um forno de refino AOD, permitindo a produção de ligas nobres e aço resistente à altas temperaturas. Outras aquisições foram representativas, espectrômetro, instalações de centros de usinagens e unidades de medições tridimensionais.

Pré-requisitos de um mercado cada vez mais exigente, a busca de certificações foi necessária. As normas IBQN e ISO 9002, reconhecem a qualidade de processos fabris, em 1994 a Altona desponta como uma das primeiras fundições em aço a conquistar essa certificação.

Em pleno terceiro milênio, a Companhia não interrompeu o processo de atualização constante. Em 2000, é citada pela Revista Exame como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Visando o aumento da participação no mercado externo, em 2003, a Altona participou da feira EUROPORT, maior feria do segmento de dragagem, naval e off-shore do mundo. Foi a primeira empresa privada brasileira a participar do evento.
No ano de 2006, conquista a ISO/TS 16949, um importante passo paro o fornecimento de peças dentro do mais alto nível de qualidade de processo, para clientes do setor automotivo.

O ano de 2007 fica marcado pela aquisição de um terreno com aproximadamente 2 milhões de m2, situado no município de Barra Velha Santa Catarina, um lugar estratégico em termos de logística e instalações do projeto de uma nova unidade fabril. Em 2008, a Altona recebe a re-certificação ISO 9001:2008.

Após os efeitos da crise de 2009/2010, o biênio de 2011/2012, destaca-se pelo avanço em investimentos em massa no processo produtivo. Adquiriu-se modernos centros de usinagem, fornos de tratamento térmico, moldagem e macharia, software de engenharia, mecânica e investimentos em meio ambiente.

A Altona assumiu há 93 anos, o compromisso de transformar o aço em aplicações que contribuem para o desenvolvimento. É reconhecida por sua excelência na solução de fundidos em aço e ligas especiais.

É com esse espírito empreendedor que o inicio desse novo complexo marcará em nossa historia de quase 100 anos, um marco de evolução e prosperidade.

Linha do Tempo

Fundada em 08 de março de 1924 como uma pequena fundição e oficina de reparos mecânicos, Altona chamava-se inicialmente Auerbach & Werner, fruto da junção dos nomes de seus proprietários, Paul Werner e Ernest Auerbach

A pequena indústria de panelas e sinos integra o aço em sua linha produtiva, alterando sua razão social para Electro Aço Altona S.A.

A expansão era realidade e em 1973 transcende fronteiras, inicia-se as atividades de exportação, fornecendo peças para países como Estados Unidos e Alemanha.

Hoje, assume há 91 anos, o compromisso de transformar o aço em aplicações que contribuem para o desenvolvimento. A Altona é reconhecida por sua excelência na solução de fundidos em aço e ligas especiais.

Hoje, assume há 92 anos, o compromisso de transformar o aço em aplicações que contribuem para o desenvolvimento. A Altona é reconhecida por sua excelência na solução de fundidos em aço e ligas especiais, e este ano de 2016 será marcado como o Ano da Flexibilidade.

Há 93 anos a Altona tem o compromisso com a excelência na transformação do aço em aplicações que contribuem para o desenvolvimento. A companhia é reconhecida em vários países por sua qualidade e capacidade na solução de fundidos em aço e ligas especiais, o ano de 2017 ficará marcado como o ano da AGILIDADE com competência .

Logo Altona

Rua Engº Paul Werner, 925 | Blumenau/SC | 89030-900

55 47 3321 7788

connectLike