img

Responsabilidade Social


Política de Gestão Integrada Politica Gestao da Qualidade na Integra

Ocupando uma posição de vanguarda em inovação, a Altona tem instituída uma Política de Gestão Integrada, que abrange requisitos de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança, Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social, onde incorpora a sustentabilidade como forma de gestão para fortalecer seus negócios e estar em sintonia com o meio em que atuam.

Gestão de Pessoas

“Talentos Gerando Soluções”.

Este é o slogan que norteia a política de Gestão de Pessoas da Altona.

A Altona emprega cerca de mil pessoas em Blumenau. Para todas elas, oferece remuneração adequada às melhores referências do mercado, benefícios subsidiados como transporte e alimentação, plano de saúde hospitalar integral e programa de participação nos resultados (PPR). Cursos técnicos, comportamentais e auxílio em cursos de formação e especializações também são oferecidos pela empresa, em parceria com as melhores instituições de ensino nas suas áreas de especialidade.

Criar um ambiente que propicie um clima organizacional saudável, onde os empregados se desenvolvam e inovem permanentemente, têm sido o propósito que as lideranças têm buscado atingir.

As pessoas satisfeitas estão muito mais propícias a pensar e a oferecer alternativas inovadoras, por isso realizamos sistematicamente pesquisas de clima organizacional, monitorando os seguintes aspectos: Desenvolvimento Profissional, Reconhecimento e Justiça, Remuneração, Saúde e Segurança, Imagem da Empresa, Liderança, Relacionamento e Comunicação. Ações de melhoria decorrem da pesquisa de clima organizacional, para melhorar os pontos de menor satisfação.

Comunidade

É premissa do código de conduta o relacionamento com a comunidade e a sociedade da qual faz parte. É compromisso da Altona dialogar e atuar ativamente na comunidade onde está inserida, colaborando com programas sociais, culturais e beneficentes, sempre procurando a construção de uma sociedade melhor.

Em parceria com o SENAI, a Altona participa do programa menor aprendiz, volta a jovens entre 14 a 24 anos. O programa oportuniza o primeiro contato com o trabalho e aprendizado técnico.

Incentivar o trabalhador a colaborar com a comunidade, socializando conhecimentos o voluntariado é o obtivo da Companhia com a participação no Júnior Achievement, programa que interage com os jovens dos ensinos fundamental e médio.

Responsabilidade Ambiental

Na preocupação com a preservação e cuidado com o meio ambiente, a Altona possui um sistema de gestão ambiental seguindo a norma ISO 14001. Ao longo dos anos a Altona investiu em diversos projetos de prevenção, para contribuir com o meio ambiente.

Além dos objetivos econômicos financeiros, produtivos e qualidade, a Altona dispende recursos para educação de seus colaboradores no que diz respeito ao meio ambiente, direcionando ações ao crescimento sustentável. O intuito é de racionalizar e prevenir impactos ambientais decorrentes do uso de recursos naturais e da geração de resíduos.

Destacamos, as principais ações implementadas nesse processo de melhoria contínua:

  • Instalação do sistema de tratamento de água própria ETA-Altona;
  • Reutilização de insumos areia de moldagem, após operacionalizado, reduzindo consumo de areia nova;
  • Sistema de exaustão na fundição e de pó de ferro;
  • Envio dos resíduos perigosos e não-perigosos para co-processamento e armazenamento em aterro industrial.

A conscientização é fator principal quando se trata de gestão ambiental, por isso o sistema prevê a continuidade dos programas comportamentais com todos os trabalhadores, estendendo-se também para a comunidade.

É com este pensamento, que a Altona, tem constituído a “POLÍTICA DA QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA, SAÚDE OCUPACIONAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL”.

Logo Altona

Rua Engº Paul Werner, 925 | Blumenau/SC | 89030-900

55 47 3321 7788

connectLike